Celular pode determinar amizade entre usuários no mundo real

Quanto um aparelho celular pode mostrar sobre uma amizade? Um novo estudo mostrou que as amizades podem ser pressupostas com 95% de precisão por meio de gravações telefônicas. E mais, os resultados não bateram com aqueles dados verbalmente pelos indivíduos estudados.
A pesquisa foi realizada com 94 usuários de telefone celular. A amostra é estatisticamente pequena para ser relevante cientificamente na parte social, mas ainda assim o estudo é válido como teste para essa nova maneira de coletar dados de pesquisa.
Em cada aparelho foi instalado um aplicativo espião que colheu as informações necessárias aos cientistas. "É invisível ao usuário, mas ele registra tudo: comunicação, localização do usuário e proximidade de outras pessoas, através de rastreamento por Bluetooth", disse Nathan Eagle, autor do estudo e pesquisador do Instituto Santa Fé, localizado nos Estados Unidos.
Também participaram da coordenação do projeto Sandy Pentland do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e David Lazer da Northeastern University em Boston.
Através da análise de padrões simples em registros de ligações e do número de vezes que os telefones estiveram juntos, foi possível aos pesquisadores determinar com 95% de acuidade quais dos voluntários eram amigos e quais não eram.
Além disso, segundo o site da BBC, aqueles que possuem os amigos próximos ao trabalho são mais felizes, enquanto aqueles que precisam telefonar para seus colegas estão menos satisfeitos com seus empregos.
Por mais estranho que pareça, as respostas obtidas pela análise dos registros - cuja coleta foi 100% automática - não combinaram com pesquisas "manuais" feitas com os usuários de telefone e interpretadas pelos pesquisadores. "Descobrimos que as respostas das pessoas eram totalmente diferentes", disse Eagle. "As pessoas que disseram que um indivíduo era um amigo superestimaram a quantidade de tempo que gastaram conversando. Mas para aqueles que não consideraram amigos, subestimaram o total de tempo gasto", completou.
Esse estudo mostra que os dados obtidos de um telefone podem ser uma rica fonte de informações sobre o comportamento social das pessoas, abrindo novas possibilidades para sociólogos, epidemiologistas e outros pesquisadores que queiram saber como as pessoas se conectam e interagem socialmente, noticiou o site New Scientist.
O documento foi publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences e todos os participantes analisados estavam de acordo com o fato de que teriam suas informações telefônicas registradas.

0 comentários:

Postar um comentário