Quando acontece um desastre, como um terremoto ou uma inundação, terão pouca serventia os preparativos, o planejamento prévio, o treinamento de pessoal e as reservas de suprimentos, caso não se consiga chegar rapidamente ao local do acidente.Na maioria dos casos, o que se vê é uma total dependência dos helicópteros, que são poucos e não podem ser utilizados em muitos casos, nos quais o acidente envolve mau tempo, por exemplo.
Ambulância 4 x 4
Agora já é possível contar com um auxílio adicional. Engenheiros europeus desenvolveram um veículo de resgate polivalente que conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para permitir o trabalho de médicos e paramédicos, além de possibilitar o socorro e a retirada de até quatro pacientes por vez do local do acidente.
A grande vantagem do projeto é que a plataforma 4 SAVE está totalmente contida em uma espécie de carroceria super-reforçada, tipo furgão. A carroceria possui um sistema de fixação universal, permitindo que ela seja facilmente acoplada a uma grande variedade de veículos, principalmente a veículos com tração integral e veículos militares.
Impactos de até 10 G
A carroceria-ambulância consegue suportar impactos equivalentes a até 10 G, o que equivale a um impacto direto a uma velocidade de 30 km/h. Isto significa que o elo fraco do conjunto será provavelmente o veículo no qual ela será instalada - se o veículo aguentar, a carroceria 4 SAVE aguenta.
Para testar o conceito, os pesquisadores usaram um veículo militar modelo Unimog, uma espécie de Ferrari dos veículos 4 x 4. Mas o equipamento já foi avaliado também em caminhões com tração integral das marcas Mercedes, Fiat e Volkswagen.
A carroceria-ambulância consegue suportar impactos equivalentes a até 10 G, o que equivale a um impacto direto a uma velocidade de 30 km/h. Isto significa que o elo fraco do conjunto será provavelmente o veículo no qual ela será instalada - se o veículo aguentar, a carroceria 4 SAVE aguenta.
Para testar o conceito, os pesquisadores usaram um veículo militar modelo Unimog, uma espécie de Ferrari dos veículos 4 x 4. Mas o equipamento já foi avaliado também em caminhões com tração integral das marcas Mercedes, Fiat e Volkswagen.







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